Dúvidas Frequentes
Veja aqui as dúvidas mais frequentes dos filiados Amafresp:
1- Onde posso obter indicação de médicos referenciados da Amafresp?
Em nosso site, em Serviços, no ícone Rede Referenciada, você encontrará médicos da capital com qualificação diferenciada. Acesse e confira!
2- Exames no Sírio Libanês e Fleury necessitam de autorização prévia?
Não é mais necessário autorização prévia para realização de exames nessas instituições, basta apresentar somente a carteirinha da Amafresp. O valor da diferença na tabela é repassado posteriormente através da forma de pagamento escolhida pelo filiado.
3- Qual o prazo para liberação de autorização de internação eletiva?
De acordo com a RN 259 da ANS, o prazo máximo para atendimento do filiado é de 21 dias úteis.
4- O filiado Amafresp tem que pagar franquia?
Ele deverá pagar franquia somente para utilização do pronto-socorro e internação no Hospital Sírio Libanês, na capital. Para mais informações, consulte o regulamento da Amafresp – artigos 4º e 5º (clique aqui).
5- A Amafresp oferece cobertura para quais medicamentos?
São cobertos apenas os medicamentos para doenças oncológicas, antivirais e pós-transplantes. Veja mais no regulamento da Amafresp (clique aqui).
6- Os medicamentos têm custo para o associado ?
Sim, eles têm coparticipação. Veja mais no regulamento da Amafresp (clique aqui).
7- Como faço se precisar de atendimento em outro estado?
Nesse caso, o atendimento é realizado por meio do convênio de reciprocidade, para urgência e emergência. Não se esqueça de apresentar o cartão da Amafresp.
8- Se eu estiver em outro estado e precisar de atendimento eletivo, o que devo fazer?
Você deverá entrar em contato com a Amafresp (com antecedência) e informar em qual estado se encontra. Desta forma, faremos seu cadastro com a entidade local.
9- Posso pedir reembolso de consulta com médicos particulares de minha confiança?
O reembolso em nosso plano ocorre somente em cidades onde não há rede credenciada da Amafresp ou parceiros, em casos de Urgência / Emergência e na indisponibilidade de serviços prestados pela rede credenciada ou parceiros na cidade de atendimento
10- O reembolso será depositado na minha conta?
O reembolso é creditado para associados titulares ou responsáveis pelo pagamento (desmembrado).
11-O reembolso é integral?
O valor a ser ressarcido será conforme as tabelas praticadas no convênio.
12- Preciso de um profissional para ajudar meu familiar no banho, servir refeições e fazer companhia. A Amafresp oferece este tipo de cobertura?
A Amafresp não oferece cobertura para cuidadores.
13- Posso pedir uma ambulância para ir a uma consulta ou realizar exames?
Não. É importante ressaltar que o serviço de ambulância da autogestão contempla apenas urgência e emergência ou transferência interhospitalar. Vale lembrar que, no 0800 17 30 17, você obtém orientação médica.
14- Como funciona a coparticipação na Amafresp?
A coparticipação é adotada somente nos procedimentos mais simples e depois de um determinado número de utilizações, e não é aplicada nos serviços de alto custo, por exemplo, nas internações, cirurgias, quimioterapia, entre outros.
15- Quais os percentuais que o filiado Amafresp tem que pagar de coparticipação em procedimentos simples?
A Amafresp possui um importante diferencial em relação aos outros planos de saúde: aplica-se a coparticipação somente depois de um determinado número de procedimentos utilizados pelo filiado. O percentual e número de utilização são variáveis, de acordo com o serviço utilizado. Assim, por exemplo, a coparticipação nas consultas médicas é somente após 12 utilizações ao ano, onde o filiado paga 50% do valor de convênio. Vale lembrar que isso não limita o filiado a utilizar o plano. Ele pode usar quantas vezes necessitar de uma consulta ou um procedimento, por exemplo. Veja mais no regulamento Amafresp (clique aqui).
16-Existe cobertura para aparelho auditivo?
Não. Porém o setor de Convênios da Afresp tem parceria com locais que oferecem descontos. Acesse o site www.afresp.org.br e consulte o ícone convênios. Para mais informações, envie um e-mail para: [email protected].
17-Qual o tipo de lente intraocular para cirurgia de catarata que a Amafresp oferece cobertura?
Oferecemos cobertura para lente Intraocular Monofocal.
18- Existe um canal para falar com os médicos internos da Amafresp?
Sim. O Fale com o Médico é um espaço destinado a esclarecimentos sobre problemas de saúde, orientações sobre questões médicas, coberturas e utilização do plano de saúde. Lembramos que as respostas não dispensam a consulta médica.
19- Onde posso consultar meu extrato de utilização e dos meus dependentes?
Por meio da área restrita do nosso site (clique aqui) ou através do APP Amafresp Saúde. Para baixar em seu celular ou tablet, clique aqui.
20– Posso acessar a rede de médicos da Amafresp por região?
Sim. Clique aqui e preencha a cidade que deseja consultar na rede credenciada Amafresp.