Notícias, Prevenção

Apenas 1 em cada 4 brasileiros considera o diabetes uma doença grave

24 jul 2018 • admin

Embora esteja ligado à principal causa de morte em todo o mundo e à quinta em maior incidência no país – as doenças cardiovasculares – o diabetes ainda é motivo de dúvidas para os brasileiros. A maioria da população ainda desconhece conceitos básicos sobre a doença, especialmente relacionados às complicações cardiovasculares. É o que aponta a pesquisa inédita “Diabetes: o que os brasileiros sabem e não sabem sobre a doença”, realizada pela Abril Inteligência.

O levantamento mostra que a população, no geral, relaciona o diabetes principalmente a problemas de visão e amputação, sendo que doenças cardiovasculares são condições muito mais graves e que podem levar à morte. Apenas 43% dos diabéticos e 27% dos não diabéticos acreditam que o diabetes pode ter relações com a incidência de um acidente vascular cerebral (AVC).

A pesquisa mostra ainda que alguns mitos associados à doença são vistos como corretos por boa parte dos entrevistados: 50% dos diabéticos acreditam que o diabetes é hereditário, e 35% acreditam que o diabetes é uma doença emocional, ligada ao estresse. O mito de que diabéticos nunca mais podem comer açúcar é considerado verdadeiro para 31% dos diabéticos e para 26% dos não diabéticos, o que mostra o desconhecimento de grande parte dos diabéticos sobre cuidados com a doença.

O levantamento também mostrou que o brasileiro entende a importância da adoção de hábitos saudáveis para o controle do diabetes. Mas, do conhecimento a uma atitude, há um longo percurso. Apenas 58% dos diabéticos afirmam ter uma alimentação balanceada, e apenas 23% afirmaram praticar atividade física de três a quatro vezes por semana.

Sempre esteja atualizado com seus exames preventivos. E os filiados que tem a doença não deixe de fazer um acompanhamento com o endocrinologista. É comprovado que o tempo dispendido entre o diagnóstico e o início do tratamento terá relação direta com uma melhor ou pior qualidade de vida do paciente diabético”.

Clique aqui e acesse a Rede Credenciada Amafresp!