Dica de saúde, Notícias, Prevenção

Confira dicas para se proteger contra o novo coronavírus

27 fev 2020 • admin

Imagem ilustrativa mostra vários coronavirus

O Ministério da Saúde confirmou, na última quarta-feira (26/02), o primeiro caso do novo coronavírus em São Paulo. O caso foi confirmado em um homem de 61 anos que deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, no dia 25/02, com histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia.

A nova variante do coronavírus, conhecida como COVID-19, foi identificada inicialmente na cidade chinesa de Wuhan. Entre os principais sintomas da doença estão febre, cansaço, tosse seca, dores, congestão e corrimento nasal, dor de garganta e diarreia. A contaminação acontece por meio de gotículas respiratórias, contato próximo (aproximadamente 2m) com alguém com os sintomas ou contato direto com as secreções sem proteção.

A orientação dos órgãos oficiais é procurar um médico caso se apresentem os sintomas ou se a pessoa teve contato com alguém que esteve há menos de 14 dias nos países: China, Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Tailândia, Vietnã e Singapura.

De acordo com informativo do Hospital Albert Einstein, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 80% dos casos são leves e apresentam sintomas parecidos com o da gripe comum. Crianças não são, até o momento, as principais vítimas da COVID-19. Idosos com doenças crônicas, porém, são os mais afetados.

Com o caso confirmado, a população deve estar atenta e seguir as medidas básicas para evitar a contaminação e disseminação do vírus. Confira a seguir dicas de como se proteger:

• Evite contato com pessoas com sintomas de gripe
• Lave as mãos com frequência, com água e sabão ou álcool gel 70%
• Cubra o nariz e a boca ao tossir e espirrar
• Use lenço descartável para higiene nasal
• Evite tocar nos olhos, nariz e boca
• Não compartilhe objetos pessoais

Fonte: Hospital Albert Einstein e Ministério da Saúde