Notícias

Conheça mitos e verdades sobre a menopausa

22 ago 2018 • admin

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, somente reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência. Ao falar dos sintomas da menopausa, algumas pessoas podem encará-la como um problema de saúde, mas a verdade é que menopausa não é doença e também não precisa ser vista com sofrimento.

 

A mulher sente mais calor – Verdade

Os calores ou “ondas de calor” constituem o sintoma mais comum nas mulheres, podendo ocorrer em qualquer fase da menopausa/ climatério. Manifestam-se como sensação passageira súbita e intensa de calor na pele, principalmente do tronco, pescoço e face que pode apresentar aumento da circulação de sangue, acompanhada na maioria das vezes de suor.

 

Alteração de humor – Verdade

Alterações de humor, insônia, cansaço, melancolia.

 

O único tratamento possível é a reposição hormonal –Mito

A reposição hormonal só é necessária quando a queda na produção de estrogênio pode causar alguma doença mais grave. Esta avaliação deve ser feita por profissional de saúde, e não é indicada a auto medicação. Existem públicos que não tem indicação de fazer a reposição de hormônios, por exemplo: quem tem obesidade, pressão alta, diabetes ou predisposição para câncer de mama.

Outros tratamentos podem amenizar os sintomas, como os fitoterápicos. Esses tratamentos naturais envolvem também alimentação e atividade física e ajudam a aliviar os sintomas da menopausa. O uso indevido e desnecessário de hormônios para reposição hormonal pode causar danos para a saúde.

 

Depois da menopausa não é possível engravidar – Verdade

Levando em consideração que o climatério é diferente de menopausa. No climatério, é possível sim engravidar, uma vez que o corpo está em fase de adaptação, que compreende a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. Na menopausa, não é possível, já que há insuficiência ovariana. Não é possível engravidar,  quando a menopausa já está instalada, passado 1 ano de amenorreia (ausência da menstruação).

 

Ela reduz a libido – Verdade

Alguns sintomas como secura vaginal, que pode levar à dor durante a penetração e sensação de ardor. Para alívio dos sintomas, é indicado uso de lubrificante íntimo à base de água.

 

A menopausa só chega depois dos 50 anos – Mito

Em algumas mulheres, essa fase pode chegar até mesmo aos 30 anos, na conhecida menopausa precoce. Porém, a partir dos 45 anos, ela é considerada normal.

 

A mulher fica mais suscetível a algumas doenças – Verdade

A queda nos hormônios pode gerar um risco aumentado de osteoporose e doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e hipertensão. Para evitar esses problemas, é importantíssimo manter a saúde em dia, hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde.

 

Problemas como insônia, depressão e ansiedade são comuns nessa fase – Verdade

Há sobrecarga física e mental, o que afeta negativamente o processo saúde-doença. Nesse caso, a sobrecarga pode expressar-se como cansaço, fadiga, depressão, ansiedade e diminuição do desejo sexual.

 

Para amenizar os sintomas, é preciso se alimentar bem e praticar exercícios físicos – Verdade

Bons hábitos de saúde colaboram para manter o bom humor e a disposição, o que ajuda a encarar as mudanças da menopausa. Eles também reduzem as chances de surgimento da osteoporose e das doenças cardíacas.

 

A menopausa altera a aparência de pele, unha e cabelos – Verdade

A redução do estrogênio desestimula a produção de colágeno, substância responsável pela elasticidade da pele. Por isso, os vasos sanguíneos ficam mais visíveis, surgem rugas mais aparentes e a pele em geral fica com aspecto mais fino. Esse mesmo motivo faz com que haja queda de cabelo e as unhas se tornem mais finas.

Fonte: Ministério da Saúde