Notícias, Prevenção

Redobre os cuidados com a pele no verão

07 jan 2021 • Thalita Azevedo

A época mais quente do ano chegou e os cuidados com a pele devem ser redobrados. No verão, a alta temperatura deixa a pele mais vulnerável e as típicas atividades ao ar livre aumentam a exposição ao sol. Essa exposição pode acarretar em diversos problemas ou doenças na pele, devido aos raios ultravioleta.

Existem dois tipos de raios UV que afetam a nossa pele: o UVA, que emite radiação durante todo o ano e pode atingir a pele até a derme; e o UVB, que é mais comum no verão e atinge camadas superficiais da pele. A exposição excessiva a esses raios, sem proteção ou em horários de pico, pode resultar em lesões cutâneas, queimaduras e até câncer de pele.

Por isso, adotar cuidados extras no verão é essencial para evitar problemas de saúde. Conheça alguns deles.

Intensifique o uso de filtro solar

O filtro solar é essencial na proteção da pele e deve ser usado todos os dias, independente da estação do ano. Durante o verão, seu uso deve ser intensificado. É indicado o uso de protetor solar fator 30, ou superior. Aplique o protetor 30 minutos antes da exposição ao sol para que a pele absorva e repita a aplicação a cada duas horas.

Mantenha-se hidratado e cuide da alimentação

A hidratação da pele deve ser feita tanto por dentro quanto por fora. Beba bastante líquido no verão, abuse no consumo de água, sucos naturais e água de coco. Para evitar o ressecamento da pele, tome banhos mornos ou frios e use hidratantes que ajudem a manter a quantidade adequada de água no corpo.

Evite exposição nos horários de pico

Das 10h até às 16h é considerado o horário de pico da radiação ultravioleta. O ideal é manter-se na sombra durante esse período para evitar exposição ao sol. Mesmo na sombra, todos os cuidados com a pele são indispensáveis.  

Use roupas e acessórios que protejam a pele

Além do filtro solar, proteja sua pele com roupas e acessórios, sobretudo os membros superiores que têm mais contato com o sol. Utilize chapéus, bonés ou roupas de algodão para bloquear a radiação UV. Outro objeto indispensável são os óculos, pois previne também catarata e outras lesões nos olhos que podem ser causadas pela exposição solar.