Dica de saúde, Notícias, Prevenção

Dia Mundial de Combate ao Câncer reforça importância da conscientização sobre a doença

04 fev 2020 • admin

Hoje, 04 de fevereiro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi instituída em 2008 pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), para aumentar a conscientização sobre a doença.

De acordo com alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), se nada for feito para mudar, o mundo verá um aumento de 60% nos casos de câncer nas próximas duas décadas. Cerca de 81% dos novos casos ocorrerão em países de rendas baixa e média, onde as taxas de sobrevivência são menores. Por isso, a OMS alerta para a necessidade de se melhorar os serviços de saúde nesses países.

Pernas de pessoa correndo em um ambiente arborizado

E a mudança de hábitos pode fazer a diferença e contribuir com a prevenção do câncer. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), 30% a 50% dos casos de câncer podem ser prevenidos a partir de mudanças no estilo de vida: além de praticar atividade física, não fumar, preferir alimentos naturais, manter uma dieta equilibrada, se vacinar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

“A prática de atividade física melhora a imunidade do corpo e reduz a produção de mediadores inflamatórios, fenômenos que minimizam as mudanças celulares e, consequentemente, os riscos de desenvolvimento da doença. Estudos mostram que a atividade física regular reduz de fato o risco de desenvolvimento de câncer de mama, cólon e endométrio”, explica o oncologista Duílio Rocha Filho, ligado à SBOC.

Em pesquisa feita pela SBOC em 2017, com 1.500 pessoas em todo o país, metade declarou que não faz exercício físico. Uma em cada quatro pessoas entrevistadas não vê a obesidade como problema relacionado ao câncer.

 

Fonte: Agência Brasil | ONU News – OMS