Notícias, Prevenção

Insônia: como dormir melhor?

13 dez 2018 • admin

Alarm clock on night table showing 3 a.m.

Cerca de 10% dos adultos apresentam algum problema para dormir. Mudanças simples na sua rotina podem ajudá-lo a dormir melhor e  manter um sono tranquilo e acordar descansado.

1. Não tome produtos com cafeína horas antes de dormir

A cafeína é um estimulante presente no café, alguns chás e refrigerantes e mesmo no chocolate da sua sobremesa. O melhor é não ingerir cafeína por pelo menos quatro horas antes de ir deitar.

2. Durma e acorde todos os dias em horários semelhantes

Evite as grandes mudanças na sua rotina, procurando dormir e acordar sempre no mesmo horário. Isto ajuda a organizar os ciclos de sono e vigília.

3. Tente separar sono e estresse

Para ter um sono mais tranquilo evite discussões sobre despesas domésticas, trabalho ou relacionamentos à noite. Deixe estes assuntos para as manhãs ou veja mesmo se precisam ser conversados.

À noite, para evitar o estresse, procure atividades prazerosas como ouvir música, ler um livro, meditar, etc. E evita o uso de aparelhos eletrônicos no período noturno.

4. Sua cama deve ser um lugar de dormir

Evite outras atividades como ver TV, ler ou trabalhar na cama. Faça estas atividades em um outro local e deixe sua cama para descansar.

5. Faça atividades físicas pela manhã.

Algumas pessoas ficam excitadas ao fazerem atividades físicas próximas ao horário de dormir. Para evitar isso, escolha um horário para se exercitar pela manhã ou até no fim da tarde.

6. Descanse por pelo menos 30 minutos após o almoço

Dormir um pouco após o almoço melhora a atenção e traz benefícios psicológicos. Não prolongue muito este período de descanso para não atrapalhar o sono noturno.

7. Não fume

Entre outros danos à saúde, o cigarro atrapalha o sono. A nicotina é um estimulante e pode mantê-lo acordado. Evite o tabagismo.

Fonte: ABCMed