Notícias

Mudanças no setor de Auditoria Médica: mais eficiência nos processos

22 mar 2024 • Thalita Azevedo

A Amafresp enfrenta desafios significativos, especialmente diante do avanço das tecnologias médicas, que demandam gestão financeira eficiente e uma revisão dos processos.

Nesse contexto, o setor de Auditoria Médica passa por uma reestruturação para garantir a qualidade do atendimento aos filiados, prevenir fraudes e abusos, e contribuir com a contenção de custos. Além disso, a auditoria preza para que o serviço prestado seja o mais adequado tecnicamente, tanto em termos de qualidade do tratamento quanto de resultados em saúde.

A Amafresp enfrenta três desafios importantes. O primeiro é otimizar os custos em decorrência das inovações tecnológicas no cenário da saúde. Com o surgimento de procedimentos e equipamentos mais avançados, é importante oferecer serviços de alta qualidade sem comprometer a sustentabilidade da Amafresp.

Além disso, é necessário aprimorar os processos, desde a autorização do procedimento até a alta hospitalar. Isso inclui o acompanhamento durante a internação e o suporte contínuo ao paciente, garantindo o cuidado integral. “Durante a permanência do paciente no hospital, temos a visita frequente de médicos e enfermeiros(as) auditores acompanhando evolução do tratamento. Com a mudança de gestores, estamos retomando a visita da assistente social para dar suporte aos associados internado e para o controle on-line das internações”, destacou o novo Médico Auditor, Antonio Carlos Aparecido.

Outro aspecto é orientar os filiados sobre a utilização consciente do plano de saúde. Essa abordagem não só ajuda a evitar desperdícios e o uso inadequado dos recursos, mas também capacita os filiados a monitorar a fiscalizar os prestadores de saúde.

“A Auditoria Médica desempenha um papel importante na avaliação dos serviços, procedimentos e atendimentos oferecidos pela Amafresp. Por meio de indicadores de qualidade, busca-se identificar e mitigar os riscos associados aos serviços da Amafresp”, explicou Dr. Antonio Carlos Aparecido.
Dr. Antonio Carlos é médico especialista em pediatria desde 1985, com experiência de 16 anos na área de Auditoria trabalhando na Allianz Seguros, Porto Seguro Saúde, Grupo United Health.

Conheça o setor de auditoria: além da Auditoria Médica Interna, composta por médicos e enfermeiros, a Amafresp possui Auditoria Médica Externa, responsável por validar e certificar a conformidade dos serviços de saúde oferecidos pelo prestador, isso inclui qualidade e acreditação hospitalar.