Gestão, Notícias

Importante: confira novas informações sobre a Campanha Saúde

23 mar 2020 • Thalita Azevedo

Prezados Filiados Amafresp,

Neste cenário de preocupação gerada pela pandemia de Coronavírus, sabemos da ansiedade que toma conta de todos vocês sobre o andamento da Campanha de Vacinação, assim, reforçamos que todos fiquem atentos aos comunicados transmitidos pelos canais oficiais e aos e-mails enviados pela Afresp.

Como informado em mensagem anterior, nosso objetivo este ano foi antecipar o início da campanha, que usualmente ocorre a partir da primeira semana de abril. Atingir essa meta está sendo complicadíssimo, mas vamos conseguir. Iremos iniciar nossa campanha esta semana e a sua forma de funcionamento será diferente este ano.

Antes de entrar em detalhes sobre como será o seu funcionamento, gostaríamos de compartilhar algumas informações com vocês. Hoje, há diversas incertezas sobre o recebimento completo do nosso pedido de vacinas. Somente no último sábado conseguimos confirmar a entrega de 2225 doses de um total de 7000 que havíamos reservado. Não ter a certeza de entrega das outras doses dessas vacinas nos obriga a fazer um planejamento de curtíssimo prazo, pois o cenário está mudando a todo instante. Junto com essa dificuldade de confirmação da entrega das vacinas, precisamos pensar na logística que traga menos riscos para os associados, evitando aglomeração e grandes deslocamentos pela cidade;hoje também há falta de enfermeiros, totalmente dedicados ao atendimento nos hospitais e para completar há também a inviabilização de uso dos espaços e apoio de funcionários das Delegacias Regionais Tributárias.

Por conta de todas essas dificuldades, montaremosuma campanhaem  fases e nessa primeira fase serão vacinados somente os associados com mais de 60 anos.Esse é o critério usado pela Secretaria de Saúde.

Outros esclarecimentos seguem abaixo, como respostas a algumas perguntas mais comuns:

  1. Vale a pena submeter os associados, principalmente os mais idosos, ao risco do coronavírus só para tomar a vacina dessa gripe?

Sim, é aconselhável que se tome essa vacina da gripe, pois, ela protegerá contra os 4 tipos de vírus mais frequentes que circularão no Brasil nos próximos meses. Isso vai evitar que duas epidemias aconteçam juntas e ainda facilitar o diagnóstico de quem desenvolver a covid-19, que possui sintomas semelhantes. Assim, para quem for tomar a vacina da gripe, é importante que sigam todas as orientações que vamos fazer para montar a logística da campanha, para minimizar riscospara os filiados e colaboradores. De qualquer maneira, é importante que fique claro que tomar a vacina da gripe é opcional. Não forçaremosnenhum associado a participar da nossa campanha.

  1. Tem vacina para todo mundo?

Esse é o maior problema que estamos enfrentando agora. Até o último sábado, conseguimos ter a confirmação da entrega de 2225 doses. Nosso pedido contempla 7000 doses e há 99% de chances de recebermos mais 2000 doses nesta semana, mas sem a certeza de, nas semanas seguintes, conseguirmos receber tudo o que reservamos. Sem saber quando e quantas doses receberemos, não conseguimos montar o cronograma completo de vacinação. Há uma grande demanda de vacinas e as distribuidoras não estão dando conta, assim, começaram a atender só parte dela. Com 2225 doses não temos nem metade do que reservamos, mas como precisamos ser ágeis, vamos iniciar a campanha nesta semana começando pelos associados que tiverem mais de 60 anos de idade. Esse é o grupo mais vulnerável, então essas primeiras doses serão direcionadas somente para este grupo;

  1. Para evitar aglomerações vamos adotar as seguintes medidas:
  2. Estamos contratando 12 enfermeiros + 6 auxiliares de enfermagem para que tenhamos mais profissionais vacinando, dando agilidade na fila e podendo fazer em duas cidades ao mesmo tempo; também estamos com dificuldades de contratar enfermeiros por conta da alta demanda do trabalho deles nos hospitais, assim, pode ser que este número também varie de acordo com cada localidade.
  3. A aplicação das vacinas será agendada pela própria Amafresp por período. Assim, nesta primeira fase, somente para os que tenham mais de 60 anos e se inscreveram na campanha, será enviado um e-mail informando o lugar e o período em que o filiado deve se dirigir para se vacinar.Essese-mails começarão a ser enviadosa partir de hoje (23/03) e serão sempre disparados com até dois dias de antecedência para os que forem selecionados a participar. Assim, fiquem atentos ao e-mail que vocês utilizaram na inscrição.Nós temos que evitar aglomerações, assim, para aqueles que não puderem comparecer no dia e período proposto a alternativa será o filiado buscar a vacina em clínica credenciada ou na rede pública. Infelizmente, o contexto nos impede de ficar tratando exceções e é importante ressaltar que não vacinamos não filiados.
  4. Comodito acima, as informações sobre a data e período para a aplicação da vacina serão enviadas por e-mail e também estamos negociando o envio de nossas vacinas para que as clínicas locais apliquem nos nossos filiados, assim, não vamos divulgar o calendário completo de vacinação em cada cidade. O cenário está mudando muito rápido e não podemos nos comprometer com calendários divulgados com antecedência. Tudo será comunicado diretamente no e-mail informado pelo filiado no ato da inscrição.
  5. As delegacias tributárias não terão mais como oferecer estrutura física, nem auxiliares administrativos para auxílio na campanha e para quem se inscreveu em São Paulo, decidimos não utilizar mais a estrutura das clínicas de atenção primária da DaVita porque precisaríamos de espaços maiores para melhor circulação de pessoas. Sendo assim, para evitarmos aglomerações, a logística da campanha ficará da seguinte maneira (lembrando que em todas as cidades também já está liberada a vacina em clínicas credenciadas):
  6. Associados Capital: neste momento a vacina será somente no prédio sede da Afresp. Ainda estamos aguardando a manifestação de uma clínica para aplicação da nossa vacina, para que seja mais uma alternativa ao nosso filiado. Importante ressaltar que só receberão as vacinas aqueles que forem previamente comunicados. Se não controlarmos desta forma, haverá uma grande chance de aglomeração de pessoas. Por favor, pedimos a sua colaboração para o bom andamento da campanha;
  7. Campinas, Guarulhos, Osasco e Sorocaba: usaremos equipe própria e a estrutura dos centros de convivência; Em Campinas e Sorocaba ainda estarmos aguardando a resposta de clínica para aplicação da nossa vacina, em se confirmando esta possibilidade, não será disponibilizada a alternativa do centro de convivência nessas cidades;

iii.        ABC – escritório regional com equipe própria;

  1. Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca,Jundiaí,Piracicaba, Presidente Prudente, Santos,São José do Rio Pretoe Taubaté: já definido que será em clínica credenciada com vacinas enviadas pela Amafresp;
  2. Bragança Paulista,São José dos Campos e Ribeirão Preto: aguardando a resposta de clínica para aplicação da nossa vacina;
  3. Demais cidades: clínicas credenciadas de acordo com disponibilidade de vacinas da própria clínica;

4.Nas localidades da Afresp, onde haverá ponto de vacinação, será avaliada a possibilidade de aplicaçãoda vacina sem que o filiado precise descer do carro (sistema Drive Thru). Desta forma, fique atento a essa possibilidade quando chegar ao local de vacinação.

  1. Atenção ao conteúdo do envio do e-mail que enviaremos com os dados de local e hora para tomar a vacina. Enquanto ainda não tivermos recebido o lote completo das vacinas encomendadas, vamos priorizar apenas os filiados com mais de 60. Para os idosos com dificuldade de locomoção, será permitida a entrada de 1 acompanhante. Esse acompanhante poderá ser vacinado somente se estiver inscrito e possuir mais de 60 anos de idade.
  2. Por fim, reforçamos as seguintes recomendações:
  • A participação na campanha é opcional. Mesmo quem já fez inscrição, se não se sentir confortável, não precisa vir;
  • Quem não receber o comunicado por e-mail, não faz parte desta primeira fase da vacinação, e, portanto, não deve comparecer à campanha neste momento;
  • Em caso de tosse e febre alta não venha;
  • A vacina que será aplicada é a tetravalente, portanto, protege contra uma variedade maior de vírus, entretanto, essa vacina não previne contra o Coronavírus;
  • Não permaneça no recinto da campanha. Após a aplicação da vacina volte para casa;
  • Cubra com o braço a boca ou o nariz em case de tosse ou espirro;
  • Lave sempre as mãos; use álcool gel;
  • Somente filiados Amafresp podem ser vacinados.

 

Para dúvidas utilize o telefone: 11- 3886-8846/8856 ou envie mensagem para o AmaZap, nosso novo canal de atendimento pelo Whatsapp, número (11) 2920-5166, opção 9.

Sempre pensando no cuidado dos seus filiados e buscando prestar um serviço de qualidade, aequipe Amafresp agradece a sua participação e colaboração.