Notícias

Transparência: Amafresp lança Painel de Indicadores

25 nov 2021 • Thalita Azevedo

computador e tablet

Com a entrega agora do Painel de Indicadores da Amafresp, somado ao Economizômetro entregue em junho, a atual diretoria cumpre seu compromisso com a informação aberta e o amplo acesso ao conhecimento da realidade financeira da Afresp e do uso do plano de saúde

Com o Painel de Indicadores da Amafresp, todos os filiados poderão acompanhar de perto as informações detalhadas sobre o uso e os custos de utilização do plano de saúde em diferentes perspectivas.

O painel é composto por gráficos dinâmicos com diversos filtros, possibilitando interações por parte de quem está navegando nele, permitindo a análise dos dados apresentados. A ferramenta disponibiliza seis subpaineis, sendo: perfil do associado, despesas gerais assistenciais, consultas, exames, internações e o painel Guerra. Esse último foi criado em homenagem ao AFR e conselheiro da Afresp Antônio Guerra, que sempre se empenhou para que a Afresp apresentasse o cotejo entre a geração de receita versus as despesas realizadas por faixa etária, além da segmentação entre capital e interior.

O subpainel de perfil do associado detalha, com o apoio de gráficos e mapas, a quantidade de filiados por faixa etária, sexo, regional a que pertencem, e vidas atendidas entre filiados titulares, dependentes e agregados. Os demais subpaineis apresentam o histórico de dados ao longo dos últimos 12 meses com gráficos segmentados e quadros de informações consolidadas, sobre as despesas com consultas, exames, internações e distribuição do ônus contributivo entre as faixas etárias e regiões do estado.

Para o presidente da Afresp, Carlos Leony, “sem informação não há condições para que todos os associados possam participar das decisões sobre os destinos da Afresp. Sem que os associados possam decidir, estarão criadas as condições para que apenas um pequeno grupo faça isso”.

Para Janaína Zacarchenco, diretora da Amafresp, o Painel de Indicadores tem duas funções básicas: promover a transparência e tornar os filiados profundos conhecedores da Amafresp. “Somos um plano de autogestão, logo, é primordial disponibilizarmos ferramentas para que nossos filiados tenham acesso a todos os dados demográficos e financeiros da Amafresp”, esclarece.

Acesse o Painel de Indicadores fazendo login na área restrita do site da Amafresp (clique aqui). Em seguida, clique em Transparência e, depois, em Painel de Indicadores.