Dica de saúde, Notícias

Saiba como cuidar melhor do seu coração

29 set 2019 • admin

Você sabia que cerca de 80% das doenças cardíacas podem ser evitadas com apenas quatro atitudes saudáveis? São elas: não fumar, praticar atividade física, ter uma dieta equilibrada e evitar o consumo de álcool.

O mês de setembro foi escolhido para concentrar as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares porque hoje, dia 29, é comemorado o Dia Mundial do Coração, uma iniciativa criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, diversas organizações no Brasil e no mundo realizam ações para lembrar a data.

Confira algumas dicas simples, mas essenciais, para cuidar do seu coração!

Alimente-se bem

Frutas em potes em formato de coração

Busque uma dieta equilibrada com proteínas, aminoácidos, fibras, carboidratos, gorduras e ácidos graxos. Alimentos como abacate, aveia e azeite de oliva extra virgem, na quantidade equivalente a duas colheres de sopa por dia cada, ajudam a diminuir o colesterol ruim. O consumo diário de sal não deve ultrapassar 6 gramas; e de açúcar 25 gramas. Já o consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado, não ultrapassando 1 dose diária de qualquer bebida para as mulheres e 2 para os homens.

Faça atividade física

Caminhar 1 hora por dia já reduz os riscos de doenças cardiovasculares. Limpar a casa, varrer o jardim, passear com o cachorro e subir escadas também são atividades físicas que nos ajudam a quebrar o sedentarismo.

Trate os fatores de risco

O tabaco e outras drogas fazem mal ao coração e não devem ser consumidos. Se for hipertenso ou diabético, siga o tratamento corretamente conforme a orientação médica e, se estiver acima do peso, perca peso. A partir dos 30 anos de idade, geralmente começam a ser realizados os check-ups cardíacos, mas pessoas com histórico familiar de problemas no coração podem começar antes.

 

Fonte: Hospital Sírio-Libanês