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Amafresp passa a oferecer serviço de telemedicina aos seus filiados

27 abr 2020 • Thalita Azevedo

Uma das maiores inovações recentes na área de saúde já está disponível a todos os filiados da Amafresp a partir de hoje, 27 de abril: a telemedicina, que permite a realização de consultas médicas por meio de videoconferência. Para fazer frente ao atual cenário causado pela crise do Coronavírus, o Governo Federal editou a Lei nº 13.989 de 15 de abril de 2020 autorizando as operadoras de planos de saúde a oferecer esse serviço aos seus beneficiários.

Segundo o diretor Renato Chan, a Amafresp é uma das primeiras operadoras de autogestão a implantar este serviço após a liberação oficial do governo e isso só foi possível, pois hoje a Amafresp já tem um know how por oferecer um serviço de telepsicologia contratado junto à empresa Conexa. “Estamos colhendo os benefícios por termos sido inovadores no ano passado e lançado a telepsicologia. Agora com a telemedicina, fazemos jus ao que a Amafresp sempre buscou, que é ofertar um serviço de qualidade e de acolhimento ao seu filiado. Em um momento como esse, de isolamento e quarentena, é importante oferecer ao nosso beneficiário qualquer tipo de apoio médico que ele precise, sem precisar expô-lo ao risco de sair da casa dele. É uma ótima oportunidade dos nossos filiados experimentarem e mudarem a sua cultura”.

Conheça mais sobre o Programa de Telemedicina da Amafresp:

1. Quem é a operadora contratada pela Amafresp?

O serviço de telemedicina será oferecido pela empresa Conexa. A Conexa é hoje a maior plataforma de telemedicina independente da América Latina uma das pioneiras em telemedicina no Brasil e hoje atende um público de quase 4 milhão de vidas. A Conexa já é parceira da Amafresp desde setembro de 2019 com o programa de Saúde Mental tendo uma avaliação de qualidade NPS de 85 (escala de 0 a 100) entre os nossos filiados.

2. A Conexa tem médicos próprios?

Além de médicos próprios da Rede Conexa, ela possui parcerias com outros grandes hospitais de São Paulo como, por exemplo, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Maternidade Santa Joana, HCOR, Nove de Julho e Hospital Santa Paula.

3. Como faço para usar o serviço da Conexa?

O acesso à plataforma da Conexa será feito através do site (clique aqui) ou baixando o aplicativo da Conexa Saúde na loja de aplicativos (para Android ou IOS) ou, ainda, pelo link (aqui) para o seu celular. Todos os usuários da Amafresp serão previamente cadastrados na plataforma, mas haverá necessidade de cada um ativar a sua conta junto à Conexa. Para isso, você receberá um e-mail, ou poderá fazer a ativação pelo link (este aqui). A partir de 27/04, todos os filiados receberão esse e-mail da Conexa Saúde em nome da Amafresp. Quem não receber, pode ir direto no link indicado acima para ativação de conta.

4. A telemedicina permite atender a todos os problemas de saúde?

As estatísticas de iniciativas com outros clientes da Conexa e de outras operadoras em outros países, mostra que até 80% dos casos podem ser resolvidos por uma consulta virtual reduzindo em mais 90% as idas desnecessárias aos prontos socorros. A maioria dos atendimentos será conduzida por um clínico geral, mas caso seja necessário, um especialista poderá ser agendado no momento da consulta, ou eventualmente, o paciente poderá ser encaminhado para um atendimento presencial.

5. Preciso agendar a consulta?

Haverá duas modalidades de atendimento: o pronto atendimento e o atendimento agendado. O pronto atendimento já estará disponível a todos os filiados da Amafresp a partir do dia 27 de abril e será oferecido pelos médicos da rede da Conexa. Em um segundo momento, devidamente divulgado pela Amafresp e de acordo com o aceite das condições por cada médico, haverá a possibilidade de agendamento de consulta com alguns dos médicos e profissionais da Amafresp e também da Conexa.

6. Todos os médicos da Amafresp poderão atender por telemedicina?

Telemedicina é mais do que um atendimento por Skype ou WhatsApp. A própria regulamentação federal exige que o médico utilize certificação digital no momento da prescrição de receitas. Desta forma, a Amafresp está adquirindo licenças de uso da plataforma da Conexa para que parte da sua rede credenciada presta seus serviços para os filiados da Amafresp. Ao exigir que o atendimento à distância seja através da plataforma da Conexa será possível controlar a realização ou não da consulta, será formado um prontuário eletrônico de atendimento e a receita dos medicamentos terá autenticidade garantida por certificação digital. Serão priorizados para o cadastramento da plataforma os médicos de família da Amafresp, geriatras de confiança, médicos referenciados e outros profissionais que garantam o atendimento em cada uma das especialidades médicas.

7. Posso indicar meu médico para atender na telemedicina?

Todos os filiados poderão indicar seus médicos, mas não há garantia que ele seja incluído entre os médicos credenciados a atender nessa modalidade de serviço. A própria Agência Nacional de Saúde Suplementar já possui um entendimento de que, em razão da possibilidade do atendimento à distância, o credenciamento de um médico por especialidade já pressupõe cobertura de rede atendida.

8. Meu médico (clínica) não foi habilitado para atendimento em telemedicina, mas ele me atendeu por WhatsApp. A Amafresp vai cobrir essa consulta para mim ou vou precisar pagar consulta particular?

Por meio das Notas Técnicas expedidas pela ANS, foi determinado que há necessidade de acordo prévio entre operadora e rede credenciada para que o serviço de telemedicina seja oferecido para o beneficiário. A partir do momento em que o médico ou a clinica não foi habilitado para atendimento por telemedicina, a Amafresp não reconhece a prestação deste serviço e irá glosar este atendimento. Esta política entrará em vigência a partir do dia 27 de abril. Os atendimentos de telemedicina que ocorreram antes desta data serão honrados normalmente pelo setor de pagamentos da Amafresp.

9. Essas consultas entram para a contagem e cobrança de coparticipação?

As consultas através de telemedicina são consideradas consultas realizadas e, portanto, entram na contagem anual de consultas ou terapias para cobrança da coparticipação. Assim, é importante ressaltar que a facilidade e praticidade de agendamento do atendimento não justifica um uso desnecessário pelo beneficiário da Amafresp.

10. Como eu faço para conseguir ajuda para utilizar a ferramenta?

A Conexa possui um suporte técnico através de chat e qualquer tipo de dúvida que envolva o funcionamento da ferramenta pode ser tirada diretamente com a Conexa. Demais dúvidas podem ser encaminhadas, preferencialmente, pelo nosso canal de atendimento no Whatsapp (Amazap), número 11 29205166.