Dica de saúde, Notícias

Setembro Dourado e a conscientização sobre cânceres em crianças e adolescentes

22 set 2020 • Thalita Azevedo

Outra campanha de conscientização importante realizada no nono mês do ano é o “Setembro Dourado”, que visa chamar a atenção de todos para a ocorrência de cânceres infantojuvenis.

Anualmente, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), duas mil crianças e adolescentes até 19 anos são diagnosticados com algum tipo de câncer no Brasil, total que representa entre 1% a 3% de todos os casos registrados no país.

Formas mais frequentes

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os cânceres mais frequentes nessa faixa etária são as leucemias, tumores no sistema nervoso central e os linfomas, todos esses com desenvolvimento mais rápido e agressivo do que em adultos, mas com melhor resposta à quimioterapia.

Importância de consultas regulares ao pediatra

Com sintomas que podem ser semelhantes ao de outras doenças comuns nesse grupo, um acompanhamento próximo e constante de um pediatra é fundamental para um diagnóstico preciso e início rápido de tratamento oncológico.

“É fundamental que os pais e cuidadores realizem consultas pediátricas regulares com seus filhos, visando o diagnóstico precoce da doença e sejam encaminhados para os centros oncológicos pediátricos de referência, permitindo assim, melhor chance de cura, de sobrevida e de qualidade de vida do paciente e da família”, explicou a pediatra Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP.

Hábitos saudáveis como prevenção

Independentemente da idade, escolher um estilo de vida saudável é a principal forma de prevenir cânceres e outros problemas de saúde. Segundo a SBP, a conscientização de jovens e de suas famílias sobre a importância de uma alimentação balanceada e de uma rotina de atividades físicas é a principal forma de evitar o surgimento destas e de outras doenças.

Fonte: Agência Brasil