Dica de saúde, Notícias

Dicas para aliviar o desconforto respiratório por causa da poluição

12 set 2024 • fabieli soares

A cidade de São Paulo registrou a pior qualidade de ar do mundo por quatro dias seguidos. Atualmente, a umidade do ar na capital chegou a 25%. A OMS preconiza que o ideal para a saúde é ficar entre 50% e 80%.

Este cenário pode causar uma série de problemas na saúde, especialmente durante períodos prolongados. Uma das áreas do corpo mais afetadas é a saúde respiratória. “O tempo seco leva a uma diminuição da fluidez do muco que habitualmente fica em cima das vias respiratórias, tanto nasais, quanto sinusais e pulmonares. Essa secreção, comum nos indivíduos, protege e ajuda na limpeza de corpos estranhos, como bactérias ou vírus. Este mecanismo de proteção diminui com as altas temperaturas, proporcionando uma proliferação maior de doenças respiratórias”, explica o otorrinolaringologista Dr. Ali Mahmoud, do Hospital Santa Catarina – Paulista.

Segundo o médico, toda a população sofre com esses efeitos, em especial os portadores de doença respiratória: “Pessoas com rinite, sinusite crônica, pacientes com asma e bronquite tendem a ser mais acometidos e estão sujeitos a inflamações e alergias”, ressalta.

De acordo com Dr. Alberto Cukier, pneumologista do Hospital Santa Catarina – Paulista, a exposição ao ar poluído por fumaça e fuligem, especialmente em períodos prolongados, pode causar uma série de problemas.“Entre eles estão a irritação das vias aéreas, a piora de doenças respiratórias pré-existentes, como asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, tosse seca e aumento do risco de infecções respiratórias”, explica o médico.

Veja quatro dicas para aliviar o desconforto respiratório por causa da poluição:

  • Mantenha-se bem hidratado ao longo do dia, mantendo garrafas de água sempre por perto. Isso facilita o acesso e incentiva o consumo regular de água.
  • Use umidificadores nos ambientes. O aparelho também pode ser substituído por bacias com água e toalhas molhadas nas portas e janelas.
  • Faça lavagem nasal com soro fisiológico pelo menos duas vezes ao dia. Para prevenir o ressecamento ocular, também lave os olhos com soro fisiológico.
  • Evite passeios e esportes ao ar livre, especialmente entre 10h e 17h, pois esse período que a umidade tem ficado mais baixa, geralmente abaixo de 30%.