Benefícios, Notícias

Telepsicologia tem aumento durante pandemia de Covid-19

18 maio 2020 • admin

Após completar dois meses do isolamento social no Estado de São Paulo por conta do novo coronavírus, a Amafresp identificou um aumento de pelo menos 11% no atendimento psicológico on-line. Desde outubro do ano passado, o serviço de telepsicologia é oferecido a beneficiários em iniciativa inédita no segmento.

Christiane Valle, psicóloga e coordenadora de psicologia da plataforma Conexa Saúde, utilizada para as sessões de terapia, tem percebido o impacto da pandemia na saúde mental dos pacientes, que estão mais ansiosos e até com sintomas de depressão.

As pessoas estão muito preocupadas com a situação, que é incerta, acompanhando notícias em excesso, trabalhando 14h por dia com medo de perderem seus empregos, com medo de pegarem o vírus e, principalmente, de passarem para seus entes queridos. A terapia, somada a outros bons hábitos, é importante para manter o equilíbrio e enfrentar os desafios deste momento, acrescenta a psicóloga.

O atendimento on-line oferecido pela Amafresp foi avaliado com nota 89 no índice NPS pelos beneficiários que estão utilizando o serviço. O índice mede a satisfação dos usuários. São mais de 115 psicólogos disponíveis na plataforma e todos os profissionais passam por um treinamento de adaptação para oferecer o atendimento remoto.

Para Christiane, a telepsicologia já era uma realidade antes mesmo da pandemia e será uma tendência: “O atendimento on-line traz uma série de facilidades, posso realizar rapidamente uma sessão, em qualquer horário e qualquer lugar, sem precisar organizar toda a rotina, pegar carro ou transporte e me deslocar, por exemplo.”

A psicóloga menciona ainda que durante o atendimento virtual neste cenário é possível identificar algumas características que podem indicar se a pessoa está deprimida ou passando por um período difícil, como a ausência de cuidados pessoais por estar levando uma rotina dentro de casa. Além da terapia, a especialista cita que criar uma rotina, cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos, ter momentos de lazer e horário para dormir pode ajudar durante o período.

Quer fazer parte do Programa de Saúde Mental e realizar sessões de terapia?

Basta acessar o site da Conexa Saúde (https://apppaciente.conexasaude.com.br/login/) ou o aplicativo da Conexa (disponível para Android ou IOS), fazer seu login, selecionar a opção de agendamento de consultas e, depois, a opção Psicólogo.

Lembre-se: todos os filiados Amafresp já estão pré-cadastrados na plataforma da Conexa e precisam apenas ativar sua conta para usar os serviços disponíveis. Caso você ainda não tenha ativado sua conta, é possível realizar a ativação diretamente por meio deste link: https://ativesuaconta.conexasaude.com.br/passo1/amafresp.

 

Fonte: Agência Join Us – Assessoria de Imprensa