Notícias

Câncer de próstata: a atitude certa salva vidas

26 nov 2021 • Thalita Azevedo

O Novembro Azul é uma campanha mundial realizada todos os anos para conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de próstata – que é a segunda causa de morte em homens que desenvolvem neoplasias malignas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, no Brasil, surgirão 65.840 novos casos desse tumor por ano até 2022. Porém, assim como o câncer de mama, o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de tratamento e cura.

Sintomas

A cada dez casos de câncer de próstata, aproximadamente seis são diagnosticados em homens com mais de 65 anos. Os sintomas muitas vezes são confundidos com doenças benignas da próstata como a hiperplasia, que afeta mais de 50% dos homens com mais de 50 anos, e a prostatite, normalmente causada por bactérias. Muitos pacientes não apresentam qualquer indício quando o tumor está no estágio inicial; porém, na fase avançada surgem problemas miccionais, como dificuldade e desejo frequente de urinar principalmente à noite (nictúria) e jato urinário fraco – além de dor óssea quando já há metástase.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir dos 50 anos procurem médicos especializados periodicamente para realizar os exames necessários – que, inicialmente, consistem em toque retal e de PSA (Prostate-Specific Antigen, ou Antígeno Prostático Específico). Homens afrodescendentes ou com histórico de câncer de próstata em familiares de primeiro grau, entretanto, devem começar o acompanhamento a partir dos 45 anos. Quanto ao tratamento, a escolha é feita de acordo com cada caso, levando em consideração as condições clínicas do paciente e o estágio da doença para definir riscos, benefícios e melhores resultados.

Prevenção

O índice de cura do câncer de próstata é de 90% quando detectado logo no início. Já o diagnóstico tardio, porém, reduz as chances de sobrevivência para menos de 10%. Existem diversas ações para prevenir o desenvolvimento da doença, por exemplo:

  • Manter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais;
  • Evitar gorduras de origem animal;
  • Praticar atividades físicas (pelo menos 30 minutos por dia);
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Evitar o tabagismo;
  • Evitar sobrepeso e obesidade;
  • Consultar periodicamente o médico urologista para realizar os exames necessários.

Uma realidade alarmante

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo revelou que cerca de 60% dos pacientes só procuram assistência médica quando já se encontram em estágio avançado da doença – e essa tendência é atribuída a diversos fatores culturais que atravessam gerações. Por esta razão, mais do que nunca é necessário romper paradigmas e superar preconceitos não apenas para garantir saúde e bem-estar, mas principalmente para evitar que o câncer de próstata tire a vida de milhares de homens a cada ano.