Notícias, Rede Credenciada

Veja as situações que permitem realização do teste de Covid-19 com cobertura do plano de saúde

15 jan 2021 • Thalita Azevedo

Os testes são fundamentais para o diagnóstico e controle da Covid-19. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os planos de saúde fazem a cobertura dos testes PCR e o sorológico, mas é preciso seguir alguns critérios.

Existem dois tipos principais: o chamado PCR e o sorológico. O PCR (cotonete inserido pelo nariz) mostra se o corpo está com o vírus ativo. Já o sorológico (exame de sangue) indica se a pessoa já entrou em contato com o vírus num curto ou maior espaço de tempo.

Quando você pode fazer o teste pelo plano de saúde:

· PCR – será coberto nos casos em que há indicação médica, de acordo com o protocolo e as diretrizes técnicas definidas pelo Ministério da Saúde. Deve ser colhido entre o segundo e oitavo dia do início dos sintomas.
· Sorológico – deve ser solicitado pelo médico nos seguintes casos: pacientes com Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir do oitavo dia do início dos sintomas; crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pela Covid-19. Deve ser colhido após 3 a 4 semanas do término dos sintomas.

Quando o convênio não é obrigado a cobrir o exame sorológico:

Quando o PCR prévio deu positivo para SARS-CoV-2
· Pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo;
· Pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de uma semana;
· Quando for teste rápido, inclusive testes de farmácia;
· Pacientes cuja prescrição tem finalidade de rastreamento, viagem, retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado;
· Verificação de imunidade pós-vacinal.

Diferente de outros planos de saúde, a Amafresp cobre os exames pré-operatórios e de contato próximo com caso confirmado, desde que haja solicitação médica. Veja a lista completa dos laboratórios e hospitais habilitados para a realização do exame.

Continue adotando os cuidados necessários para evitar a infecção:

  • use sempre máscaras (até mesmo em casa, quando há convivência com pessoas que circulam no meio externo e estão em constante contato com terceiros);
  • mantenha o distanciamento de outras pessoas por pelo menos 2 metros. Mesmo de máscara, não converse com ninguém em uma distância menor que essa;
  • higienize sempre as mãos (com água e sabão ou com álcool 70%) e objetos que manipula, não compartilhe nada com ninguém.

Fonte: Portal G1