Notícias

Por que o Dia Mundial da Saúde é importante para refletirmos sobre as necessidades da população?

07 abr 2022 • Amafresp

No dia 7 de abril, de 1948, foi criada a Organização Mundial da Saúde, que tem como principal objetivo, garantir que todos tenham acesso a saúde. A partir de 1950, essa data passou a ser celebrada como o Dia Mundial da Saúde. Mais do que apenas tratar ou prevenir doenças, a OMS define como saúde um completo bem estar físico, mental e social, abrangendo ainda mais as discussões sobre o tema.

Todo ano um tema diferente é abordado para que possamos refletir e discutir sobre as necessidades que as pessoas ao redor do mundo têm e como esses problemas afetam a população mundial.

Em edições anteriores temas como: ‘Envelhecimento Saudável’ (2012), ‘Diabetes’ (2016), ‘Depressão’ (2017) foram abordadas. Este ano, o tema escolhido é ‘Nosso planeta, nossa saúde’, com a missão de conscientizar as pessoas da preservação da saúde para uma qualidade de vida melhor. O tema escolhido representa uma grande prioridade na agenda da OMS.

O acesso a saúde é um direito de todos, previsto pela Lei n° 8.080, tendo o Estado que garantir condições para facilitar isso para a população. Dentro dessa lei também consta que para que haja saúde, deve-se levar em conta também a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer, e o acesso aos bens e serviços essenciais.

Agora que já sabe a importância dessa data, confira uma lista com dicas para se tornar mais saudável no dia a dia:

– Praticar atividade física

– Praticar atividades ao ar livre

– Buscar terapia, quando necessário

– Beber bastante água

– Se alimentar de maneira saudável e evitar excessos de sal e açúcar

– Praticar alguma atividade que goste

– Manter pessoas queridas próximas

– Evitar se automedicar