Notícias

Guia de autorização volta a ser obrigatória para exames no Sírio Libanês e no Fleury

06 fev 2023 • Amafresp

Como é de conhecimento de todos os filiados e está previsto no Regulamento da Amafresp, os procedimentos ambulatoriais realizados no Laboratório do Hospital Sírio Libanês e no Laboratório Fleury geram para o filiado a cobrança de “diferença de tabela”, que é a diferença entre os valores cobrados por estes laboratórios e os valores previstos na tabela de pagamento da Amafresp. Isso ocorre porque os valores cobrados por eles estão acima da média dos valores cobrados pelos outros laboratórios da rede credenciada, sendo importante salientar que estes últimos possuem excelente nível técnico e não geram qualquer cobrança de diferença de tabela ao filiado. Entende-se que essa cobrança se justifica para que seja preservado o princípio da equidade em nosso plano de saúde.

Em fevereiro de 2021, principalmente devido a pandemia de Covid-19 e a necessidade da adoção de medidas restritivas de circulação e de contato, a Amafresp retirou a obrigatoriedade da autorização prévia para realização de procedimentos ambulatoriais no Hospital Sírio Libanês e no Laboratório Fleury, que ocorria pela emissão de Guia de Autorização. 

Nesse modelo, o filiado realizava os exames apenas com o pedido médico e posteriormente a Amafresp emitia um boleto com a diferença de valores a serem pagos. O objetivo era facilitar o acesso aos serviços de assistência médica. Porém, apesar de amplamente divulgada, a cobrança de diferença de tabela sem exigência de autorização prévia, gerou para a Amafresp um passivo de inadimplência, além de ter gerado notificações com possibilidade de autuação pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e processos jurídicos movidos por beneficiários da Amafresp.

Por isso, a Amafresp decidiu voltar a obrigatoriedade da guia autorizada para que os filiados tenham a informação do valor da diferença antes de realizarem procedimentos ambulatoriais nestes dois laboratórios, podendo optar pela realização neles ou em outro que não tenha a diferença.  Para obter a autorização, o beneficiário deverá enviar o pedido médico com justificativa clínica, carimbado, assinado e com data inferior a 30 dias para a Amafresp, por meio do Atendimento Afresp, conforme contatos abaixo.

Este processo entra em vigor em 06 de março de 2023.

Atendimento Afresp:

Telefone e WhatsApp: (11) 3886-8800

E-mail: [email protected]