Notícias, Prevenção

Mal de Alzheimer: conheça a importância da prevenção e os sinais da doença

26 set 2018 • admin

A doença de Alzheimer ou Mal de Alzheimer afeta 1,2 milhão de brasileiros anualmente, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). Neurodegenerativa, a doença destrói a memória e as funções mentais, por meio da diminuição gradativa de células e conexões nervosas.

Setembro: o mês mundial da doença é um lembrete para a prevenção e para os sinais da enfermidade, com o objetivo de que os portadores de Alzheimer recebam o diagnóstico precoce e tenham tratamento adequado. Quanto antes a doença for percebida, menos danos serão causados.
Sinais típicos que merecem atenção especial:

• Repetições de falas e ações: devido aos problemas de memória, pessoas com Alzheimer tendem a repetir as mesmas frases e ações, já que a doença costuma afetar principalmente a memória recente.

• Problemas para realizar tarefas simples: uma simples tarefa como fazer café pode se tornar um problema para o portador de Alzheimer. Até mesmo a utilização dos utensílios corretos na cozinha passa a ser um obstáculo. Outras dificuldades enfrentadas são ter dificuldade em manipulação do dinheiro ou senhas e para elaborar as compras do supermercado ou padaria.

• Mudança repentina de humor: é comum uma pessoa que tenha o Mal de Alzheimer ficar facilmente irritada e chateada, com falta de confiança e sentindo-se frustrada.

• Não saber onde está ou o que está fazendo em determinada situação: é recorrente que o portador da doença neurodegenerativa perca a noção de onde está, de seu propósito na situação e no local presente. É costume encontrar uma explicação para suas falhas, embora não justifique a frequência com que ocorrem.

• Falta de higiene pessoal: algumas mudanças no comportamento são típicas do portador de Alzheimer. Por exemplo: esquecer-se de tomar banho ou de fazer seus procedimentos básicos de higiene (e frequentemente argumenta que já o fez); colocar as mesmas roupas; assim como a falta de preocupação com a própria imagem.

• Esquecimento frequente de palavras: em um estágio um pouco mais avançado, o portador de Alzheimer passa a esquecer palavras básicas. A degeneração constante das células no cérebro leva a essa condição.

• Mudança de linguagem e dificuldade na fala: a pessoa com Alzheimer tende a usar uma linguagem mais simplificada, utilizando cada vez menos palavras, e apresenta nítida dificuldade de construir frases coesas. O vocabulário fica mais simplificado.