Notícias, Prevenção

Vacinas contra a Covid-19: o que já se sabe sobre a imunização no Brasil

19 jan 2021 • Thalita Azevedo

No último domingo (17), o Brasil inteiro acompanhou o início da vacinação contra a Covid-19 após a Anvisa liberar, em caráter emergencial, duas vacinas: a CoronaVac e a Oxford/AstraZeneca. Produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, a CoronaVac já está sendo usada para imunizar a população. Entretanto, a quantidade de vacinas disponíveis ainda é pequena, pois depende da chegada de insumos da China.

A vacina da Universidade de Oxford em parceria com a empresa britânica AstraZeneca será produzida no Brasil pela Fiocruz, mas ainda não tem doses disponíveis, já que também depende da chegada de insumos. O retorno à normalidade é o desejo de todos os brasileiros há 10 meses, e o início da vacinação trouxe a esperança do fim da pandemia. Com isso, diversas dúvidas surgiram. Elencamos algumas para esclarecer o que já se sabe sobre as vacinas e os Planos de Imunização Nacional/Estadual.

O plano de saúde vai fornecer a vacina contra a Covid-19?

O fornecimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19 serão feitos inicialmente pela rede pública, pois trata-se de uma emergência em saúde e o SUS tem prioridade. A Amafresp segue em negociação com as distribuidoras, mas ainda não há previsão de distribuição de vacinas para o setor privado. Portanto, não há previsão de oferta de vacinas pela Amafresp aos seus filiados.

Quando vou tomar a vacina?

A campanha nacional foi dividida em 3 fases para vacinar os grupos prioritários. A primeira fase vai imunizar profissionais da saúde, populações vulneráveis e idosos. O governo de São Paulo está seguindo os mesmos critérios.

Veja abaixo a tabela com os grupos que compõem cada fase do plano nacional.

Quem não pode tomar a vacina?

Somente os seguintes grupos não podem tomar a vacina da Covid-19: menores de 18 anos, gestantes, pessoas que já apresentaram reação anafilática confirmada de uma dose anterior da vacina ou reação a qualquer componente dela. Não há contraindicação para nenhum outro grupo. 

Quais são os efeitos colaterais já identificados?

As reações adversas não são graves, mas podem causar vermelhidão, inchaço ou dor ao redor do local da injeção. Fadiga, febre e dor de cabeça podem aparecer nos três primeiros dias após a vacinação. Importante reforçar que as duas vacinas são seguras e possuem capacidade de gerar uma resposta do sistema de defesa sem causar graves problemas à saúde. 

Já tive Covid-19. Devo tomar a vacina?

Sim! Já foram registrados casos de reinfecção por Covid-19, comprovando que os anticorpos produzidos pela doença podem desaparecer. Por isso, pessoas que já tiveram Covid-19 precisam tomar a vacina para não pegar a doença novamente.

Até quando devo seguir com os cuidados contra a Covid-19?

Todos os cuidados preconizados até o momento, com uso de máscaras, distanciamento e higienização devem ser mantidos, pois a vacina só vai interromper a disseminação do vírus quando dois terços da população (cerca de 65%) forem vacinadas. Essa quantidade de pessoas vacinadas só vai ser atingida no segundo semestre, portanto, a disseminação do vírus vai continuar mesmo com o início da vacinação.